• grupoaudisa

Emenda Constitucional para acabar com o Imposto


Sobre doações Filantrópicas é apresentada no Senado

Tendo como primeira signatária a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), acompanhada de outros 26 senadoras e senadores, foi apresentada no Senado Federal, a Emenda Constitucional número 14/2020, que veda a instituição do ITCD sobre as transmissões e doações às organizações da sociedade civil e aos institutos de pesquisa sem fins lucrativos.


A Emenda é uma demanda antiga do terceiro setor, já que o Brasil é um dos únicos países do mundo que ainda cobra imposto sobre doações de impacto social – aquelas realizadas a ONGs (organizações da sociedade civil), na faixa de 4% a 8% por doação.


O texto da Emenda é muito simples, incluindo o inciso V no artigo 155 da Constituição Federal, com o seguinte texto: não incidirá sobre as transmissões e as doações às organizações da sociedade civil e aos institutos de pesquisa sem fins lucrativos.


Agora que a proposta está apresentada ela iniciará a tramitação no Senado e na Câmara, e precisa de apoio da maioria dos parlamentares para ser aprovada, em duas votações.


O fim da cobrança do imposto sobre as doações filantrópicas é uma das prioridades da ABCR para alteração legislativa. Em razão disso, vamos começar a estruturar uma ação de apoio à aprovação da Emenda Constitucional, para gerar sensibilização junto à Brasília e também mobilizar o apoio da própria sociedade civil para a aprovação da medida.


Fonte: https://captadores.org.br/2020/04/30/emenda-constitucional-para-acabar-o-itcmd-para-doacoes-filantropicas-e-apresentada-no-senado/



6 visualizações
São Paulo
Alameda Rio Negro, 503 - 1° andar
Conj. 108/109 - Alphaville

        11 3661-9933
 
        atendimento@grupoaudisa.com.br
email.png
telefone.png
UNIDADES OPERACIONAIS
Recife
        recife@grupoaudisa.com.br
 
Rio de Janeiro
        riodejaneiro@grupoaudisa.com.br
Porto Alegre
        portoalegre@grupoaudisa.com.br
email.png
email.png
email.png
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
instagram.png
facebook.png
youtube.png
linkedin.png
twitter.png
NOSSOS PARCEIROS:
justus.png
auditus.png
© 2020 - Todos os direitos reservados - Audisa - Auditoria e Consultoria