top of page
  • Foto do escritorgrupoaudisa

FAP 2023 liberado!



Está liberado para consulta o FAP para o ano de 2023.

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP é um multiplicador, atualmente calculado por estabelecimento, que varia de 0,5000 a 2,0000, a ser aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. O FAP varia anualmente. É calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

Deve ser enviado o FAP ao eSocial ?

Com o eSocial simplificado não será mais necessário o envio do FAP, onde o sistema atual extrai a base essa informação da própria base do governo, mas o sistema de folha dever ser ajustado para não ficar divergente.

Atenção!

Importante que a consulta seja feita agora, para análise de furas contestações e provisionar o valor que a Entidade irá pagar para o próximo ano.

Lembrando que a atualização do sistema deve ser 01/01/2023.

Porque consultar o FAP agora ?

Em caso de ser apresentado uma alíquota maior do que o esperado, as empresas poderão fazer a contestação desse valor por meio Eletrônico do período 01 a 30 de novembro.

Fique Atento as novidades!!

10 visualizações
bottom of page