top of page
  • Foto do escritorgrupoaudisa

Portal eSocial

Evento Totalizador IRRF

O evento Totalizador S-5012 não está mais disponível?

Estamos tento muitos questionamentos referente a essa pergunta, onde que ao tentar realizar a consulta no portal na aba totalizadores não aparece o total de imposto de renda retido do empregador.

O evento S-5012 - Informações do IRRF Totalizador por contribuinte foi excluído da versão S-1.0 do eSocial simplificado, por esse motivo ele não será mais processado. 📌Só será possível consultar e conferir o evento totalizador S-5002 – referente ao evento de retorno do evento S-1210 por empregado. Nele consta a totalização dos rendimentos, o IRRF, bem como as deduções e suspensões de incidência em função de decisões judiciais informadas no eSocial, nesse caso ele só será gerado na medida em que os eventos de pagamento são informados para ambiente do eSocial e não dependendo da solicitação de fechamento dos eventos periódicos. ✅ O eSocial, diferentemente do que faz em relação à contribuição previdenciária, não efetua cálculo do valor devido e apenas consolida o valor informado pelo declarante como efetivamente retido a título de Imposto de Renda.

✅ A partir da implantação da versão S-1.0 (19/07/2021), quando o evento S-1299 for enviado na versão 2.5 (período de convivência) o respectivo totalizador S-5012 será retornado “vazio”, com isso O evento S-5012 não existe na versão S-1.0, e não será utilizado para apuração do IRRF no eSocial. Esta apuração é feita pela RFB, por meio da DCTF(PGD) e pela DIRF.

Fique Atento as Novidades!!

21 visualizações

댓글


bottom of page