top of page
NOSSO OBJETIVO
Este certificado é um sistema de identificação, análise e valorização das melhores práticas de gestão de programas
de voluntariado.
Podem candidatar-se, OSC’s e empresas de qualquer porte
ou segmento do Brasil, América Latina e México que
implementem programas contínuos de voluntariado.
Conheça um pouco
mais sobre nossa
Certificação!
Nossa Certificação
Manual de Implementação
O Manual de Implementação do Certificado VOL pretende explicitar as condições necessárias para obtenção de um Certificado de reconhecimento de boas práticas na gestão de programas de voluntariado para organizações e empresas que mantenham programas contínuos de voluntariado.
A criação do Certificado VOL decorre da necessidade de promover a qualidade na implementação de práticas de voluntariado no Brasil por parte das organizações e empresas, de incrementar a valorização nacional de boas práticas de governança das organizações da sociedade civil (OSC) e das empresas na área do voluntariado.
Tal prática contribuirá para um maior reconhecimento por parte de voluntários, organizações, empresas e eventuais financiadores, além de reconhecer a importância do voluntário para a sociedade.
O presente Manual de Implementação identifica, num primeiro momento, os requisitos obrigatórios e adicionais que as organizações e empresas devem cumprir no ato da candidatura a um Certificado VOL e, num segundo momento, explicita detalhadamente o significado de cada requisito, referindo os possíveis meios de verificação que a organização e empresa deverá submeter para análise em sua aplicação.
No que se refere aos meios de verificação nomeados, para efeitos de candidatura, a organização proponente terá apenas de selecionar um dos vários meios apresentados em cada requisito.
Requisitos mínimos para obter a Certificação VOL
Ser uma associação sem fins econômicos. Fundações privadas também podem
pleitear a certificação, porém devem levar em consideração que os critérios
foram construídos pensando nas organizações que tenham trabalho voluntário.
Ter ao menos um voluntário na organização.
Ter um site na internet.
Pagar pelo processo de aplicação da certificação, na primeira vez,
e pagar a anuidade nas renovações.
BENEFÍCIOS DA NOSSA CERTIFICAÇÃO
Contribuir com um dos pontos mais importantes e que ganham cada vez mais importância nas organizações e entidades auxiliando o desenvolvimento do ESG nas organizações e empresas;
As certificações de sistema de gestão são ferramentas indispensáveis para as organizações que buscam melhorar seus processos, produtos, serviços e consequentemente demonstrar ao mercado nacional e internacional seu compromisso coma melhoria contínua.
Certificações são um verdadeiro atestado de competência técnica e gerencial para sua organização. Além disso, hoje em dia os cidadãos estão cada vez mais ávidos por informações. Além da qualidade, segurança ou desempenho do trabalho voluntário exercido, eles querem ter certeza de que a organização/empresa que oferece o serviço voluntário é ética e cumpre normas e cuidados com a gestão dos trabalhadores voluntários.
Certificações são fundamentais para organizações que querem melhorar seus processos, serviços e ganhar destaque em cenário nacional e internacional.
Toda certificação, é de grande importância para as organizações/empresas, e acarreta mudança cultural dentro delas.
Ter uma certificação agrega valor a imagem de qualquer organização, pois passa a mensagem de que existe um trabalho mais bem qualificado.
bottom of page